quinta-feira, 4 de junho de 2020

Se eu pudesse mudar o mundo (I)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Mudava a economia

Tornava o mundo menos imundo

Ajudava as pessoas a aprender a amar.


Se eu pudesse mudar o mundo,

Todos teriam alimentos e cultura.

E direito à felicidade.


Prometo que farei a minha parte

Por muito pequena que seja a minha contribuição. 

(Diogo Gomes)



Se eu pudesse mudar o mundo,

Tornaria o mundo tão bom como o meu País natal

Para que todos amassem o Planeta como eu amo

O meu País…


Basta-me um dia de Sol a começar

Os passarinhos a cantar

E lembro-me do cheiro a Portugal

E da presença do mar…

Enfim, da felicidade de chegar ao meu País. 

(Paulo Alexandre Neves)



Se eu pudesse mudar o mundo,

Mudaria atitudes e opiniões

Alteraria consciências e mentalidades.


Mas como mudar o mundo?

Nós é que somos o mundo.

Se não formos nós a mudar,

Como poderemos mudá-lo?


O mundo precisa de mais humildade

De maior convivência entre nós

De mais entreajuda

De mais calma

De mais Paz!


Sejamos mais pacíficos

Mais honestos

Mais verdadeiros

Mais humanos!

(Carolina Mota)


Se eu pudesse mudar o mundo…

Faria as pessoas sorrirem mais

Sorrirem sinceramente

Sem maldade, ignorância ou preconceito…


Nesse pequeno rasgo

Faria com que sorrissem e cuidassem mais das pequenas coisas

Com que este mundo nos brinda.

Faria da honestidade, a generosidade e a bondade

Motivos mais fortes para sorrir

Para que a felicidade e o bem-estar

Das pessoas ao nosso redor

Nos faça um sorriso sincero abrir. 

(Cátia Costa)


O mundo precisa de mudar

As pessoas precisam de mudar

Estamos no século XXI:

Vamos lá acordar!


As pessoas hoje em dia

Precisam de mudar

E uma boa educação

Não pode faltar!


Se eu pudesse mudar o mundo

Mudaria muitas coisas:

Por exemplo, a justiça...

(Débora Marinho)


Se eu pudesse mudar o mundo…

Não mudava o mundo,

Mudava quem nele habita -

A mentalidade preconceituosa,

A intolerância às diferenças de cada um,

O egoísmo, a desonestidade e a injustiça.


Se nada disto existisse,

Se nos preocupássemos com algo mais do que nós mesmos,

Se procurássemos resolver os nossos problemas com diálogo,

Se cuidássemos do ambiente como cuidamos da nossa casa…


O mundo seria um lugar melhor,

Mais alegre,

Mais pacífico,

Com mais amor. 

(Inês Santos)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Não mudaria nada.

Não é o mundo que tem de mudar

Mas sim as pessoas que suportam o mundo…


Que culpa tem o mundo

Se as pessoas são preconceituosas

Se não respeitam as outras

Se não respeitam as diferenças?


O mundo não tem culpa

Se as pessoas são irresponsáveis

Se as pessoas poluem o ar

A terra, os oceanos…


O mundo não tem culpa

Se as pessoas não param para pensar

Que o mundo pode acabar

Se as pessoas não forem capazes de o respeitar! 

(Isabel Campos)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Eu acabaria com o sofrimento

E traria a Paz mundial.


Eu acabaria com a fome

A doença

A ganância

E daria a todas as pessoas

A liberdade

De pensar e de falar! 

(José Afonso Carvalho)


Se eu pudesse mudar o mundo

Trazia de volta a felicidade e a alegria

Para que todos se sentissem bem na Vida.

Acabava com todos os males e vilões

Para dar um futuro às novas gerações!


As espécies extintas iriam voltar

E viveriam tranquilas no seu lar.

As guerras iriam parar

Para que as crianças pudessem brincar!


Se eu pudesse mudar o mundo,

Faria muito mais.

Por agora, faço a minha parte:

Fico em casa

À espera que voltem os dias normais… 

(João Andrade)


Se eu pudesse mudar o mundo…

Mudaria o que pudesse:

Mudaria algumas pessoas

Mudaria os pensamentos das pessoas

Mudaria a forma como o mundo é gerido…


Mudaria o mundo para melhor:

Sei que mudar o mundo não e fácil

Mas tentaria ao máximo

Se soubesse que era possível…

(João Marques)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Ele já estava bem diferente…

Mas, para mudá-lo bem,

Só de forma inteligente.


Acabava talvez com o dinheiro

Que faz mal a muita gente.

Acabava também com os vícios

Para que ninguém fosse dependente.


Por fim, eu acabava com tudo

Aquilo que pode matar -

Até com este pobre poema

Que tem mesmo de acabar!

(Jorge Miguel Alves)


O que fará falta mudar no mundo?

Transformar o egoísmo em bondade,

A hipocrisia em verdade,

O orgulho em perdão.


Falta haver também mais seres humanos

Como S. Martinho

(Que dividiu a sua capa com um necessitado)

Ou como Robin dos Bosques

(Que ajudava os pobres e protegia a natureza).


O mundo precisa de navegar no Amor -

Porque há muita gente, neste mundo, a falar

De Amor sem saber amar. 

(Laura Magalhães)


Se eu pudesse mudar o mundo…

Eu, de todo, não seria

Um ser todo-poderoso

Que em suas mãos o mundo teria…


[...]

Se eu pudesse mudar o mundo

Algo de grandioso teria de ser:

Faria algo bem profundo

Que me ajudasse a bem viver!


[...]

Se eu pudesse mudar o mundo

O coração falaria apenas de Amor

As bocas soltariam constantes sorrisos

E as mãos dariam sempre calor.


Se eu pudesse mudar o mundo,

O mundo seria um Paraíso

Cheio de Amor!

(Luana Silva)


O que falta mudar no mundo,

Não são as saias curtas -

São as pessoas incultas

E de pensamento imundo!


O que falta mudar no mundo?

É a distância!

É a ganância!

É a falta de partilha!

Pois um por um se desfez esta matilha!


O que falta mudar no mundo?

São as mentalidades!

A falta de verdades!

A necessidade de caça por poder,

Ao invés de ao pobre dar de comer.


O que falta mudar no mundo?

É a vontade de querer mudar

o que falta mudar no mundo!

(Marta Teixeira)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Seria como seguir uma receita:

Por mais que se altere, a tarefa

Nunca ficará perfeita.


Mas é preciso

Acabar com a Dor

Para que o Futuro

Seja de Amor!


Se eu pudesse mudar o mundo

Consciencializaria a Humanidade

Para que se proteja

Para toda a eternidade!

(Rafael Torres)


O que falta mudar no mundo?

Há muita coisa a mudar:

Existe muita injustiça

E muita gente a roubar.


Agora vamos à poluição

Um tema bom para abordar:

Ainda há muito lixo no chão

E muito lixo a boiar.


Quem pratica a violência

É uma pessoa que se arma em forte -

Pode deixar uma pessoa bem marcada

E até mesmo levar à morte.


Estas pessoas haviam de ser presas

E ficar na prisão até bem tarde

Porque quem faz isto

Só mostra que é um cobarde.


Estas coisas são muito graves

E havíamos de as tratar com respeito.

E com este poema se percebe

Que o mundo não é perfeito.

(Rodrigo Vilas)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Tudo seria diferente:

Haveria menos racismo

Menos xenofobia

Menos violência.


Se eu pudesse mudar o mundo,

Haveria menos fome em países de África,

Ou da Ásia, ou América (ou até da Europa)


Se eu pudesse mudar o mundo,

Acabaria com o analfabetismo e as doenças

Em todo o Planeta!

(Tiago Ferreira)


Arco de Baúlhe, 04 de junho de 2020.
[A imagem foi colhida, com a devida vénia, em infoescola.com.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTREVISTA (via Zoom) À PROFESSORA MARIA DO CÉU CARIDADE, DIRETORA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO

LETÍCIA CAMPOS (LC): O que mudou na sua vida desde a interrupção das aulas presenciais (em março)?  MARIA DO CÉU CARIDADE (MCC): Mudou...